visualizações

sábado, 23 de novembro de 2013

Cronograma capilar



Olá pessoal, tudo bem?
Bom gente, como estou a quase 5 meses de transição capilar, a primeira coisa que iniciei foi o Cronograma capilar, muito falado aqui na net.

Primeiro precisamos saber O que é o cronograma capilar? 

Hã?! É de comer? rsrs
Ok, vou explicar...

Cronograma Capilar:

É uma série de cuidados com seus cabelos, feita durante um período, que é claro você quem verá a necessidade do seu cabelo. Nesses cuidados você adaptará hidratação, nutrição e reconstrução dos fios, que é tudo que ele precisa para ficar saúdavel. O ciclo se completará com 1 mês de tratamento.

1° passo: Identificar a necessidade dos seus cabelos

Faça com tempo, pare diante do espelho e analise seus cabelos, olhe, toque, analise a textura, as pontas, veja se tem pequenas bolinhas brancas, se tem tintura, alisamentos, luzes, tudo que possa ter estragado suas madeixas.

Feito isto precisamos ver como recupera los.
Se seus cabelos, não estão com danos profundos, precisam somente de brilho e maciez,
aposte principalmente naas hidratações. Se pudeer faze las uma vez por semana será o ideal. 
  Já quando os danos é resultado de muita quimíca, é importante repor nutrientes que foram perdidos, devido a tais processos. Por isso, neste caso é necessário dar enfase a nutrição que devolverá a saúde dos fios.
No pior dos casos,quando o cabelo passa a quebrar e a cair devido as agressões é hora de investir na reconstrução que irá devolver a força dos fios devido a reposição das proteínas que reestruturam a fibra capilar.

2° passo: Identificar quais máscaras são indicadas para cada ttratamento.


Vamos precisar de 3 tipos de máscaras, Hidratação, Nutrição, Recontrução.

Hidratação: Usam em sua formulação vitaminas, aloe vera, glicerina, panthenol, extrato de algas, proteínas hidrolisadas, ceramidas, cisteínas, creatina que repõe a água que o cabelo perde diariamente. As máscaras de hidratação promovem maleabilidade e sedosidade aos fios. Cabelos ressecados estão pedindo hidratação.


Nutrição:A formulação dessas máscaras são a base de óleos ou manteigas como proteína do leite, óleo de coco. Ajuda muito a controlar o frizz, deixa os cabelos brilhantes e da aquele movimento divino nos cabelos.


Reconstrução: Queratina (Seus aminoácicos, Cisteina, serina , prolina, argilina), colágeno. 

Lembrando que a reconstrução deve ser feita somente 1 vez por mês, caso seu cabelo esteja com queda sem justificativa, extremamente danificados por químicas, descoloração, opacos e sem vida, emborrachados, frágeis, opte por mais de uma é claro.


Para cabelos muito danificados e ou fragilizados recomenda-se o seguinte calendário:
1ª semanaHidrataçãoNutriçãoReconstrução
2ª semanaNutriçãoHidrataçãoNutrição
3ª semanaHidrataçãoNutriçãoReconstrução
4ª semanaHidrataçãoHidrataçãoNutrição
Se os cabelos estiverem pouco danificados pode-se seguir esta sugestão de calendário:
1ª semana
Hidratação
Nutrição
Hidratação
2ª semana
Hidratação
Hidratação
Nutrição
3ª semana
Hidratação
Nutrição
Hidratação
4ª semana
Hidratação
Nutrição
Reconstrução
Agora seu cabelo está saudável ou não tem nenhum produto aplicado ( coloração, alisamento, progressiva…) dá para seguir esse calendário:
1ª semana
Hidratação
Hidratação
Nutrição
2ª semana
Hidratação
Nutrição
Hidratação
3ª semana
Hidratação
Hidratação
Nutrição
4ª semana
Hidratação
Nutrição
Reconstrução



Dicas:

  • Não inicie o cronograma pela reconstrução. O cabelo precisa de hidratação e nutrição para que a reposição de massa seja efetiva. Também não faça reconstruções seguidas. O efeito pode ser um cabelo ainda mais danificado e duro.
  • Cabelos cacheados podem ter resultados melhores com investimento maior em nutrição e ou umectação.
  • Durante o processo as necessidades dos cabelos podem mudar. Portanto observar como o seu cabelo está ajudará a evitar sobrecargas de algum tratamento e defasagem de outros. Se o cabelo está com aspecto pesado, vale mais investir em hidratação. Se achar que o cabelo não precisa de reconstrução na semana, pode dar um intervalo maior
  • O cronograma pode ser feito quantas vezes você achar necessário. Se só puder uma vez, capriche e tenha o seu cabelo lindo.
  • Siga a recomendação de tempo indicada na embalagem. Use uma touca para proteger o cabelo e ajudar a penetração dos nutrientes no cabelo.
  • Potencialize a máscara misturando ampolas específicas à quantidade que você irá usar naquele dia.
  • Proteja os fios com termo protetores ao usar chapinha, secador. Assim os tratamentos ficam por mais tempo no cabelo.
Ficou um pouco longo mais vale muito a pena, se você fizer um esforcinho, terá um cabelo de diva e isso não será só mais um monte de informações.
Eu estou seguindo o cronograma a 2 meses e tenho recebido muitos elogios, cabelo super macio, brilhoso, hidratado, sedoso, tudo de bom.

Obrigada

bjinhus








Nenhum comentário:

Postar um comentário